Notícias
eSocial nas empresas: a tecnologia como ferramenta estratégica para superar desafios trabalhistas dos departamentos jurídicos
O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de maturidade em governo digital entre 198 países, perdendo apenas para a Coréia do Sul, de acordo com um relatório divulgado pelo Banco Mundial em 2022
O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de maturidade em governo digital entre 198 países, perdendo apenas para a Coréia do Sul, de acordo com um relatório divulgado pelo Banco Mundial em 2022. Agora, uma das principais estratégias do Governo é unificar o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas com o eSocial, fonte de comunicação criada em 2014, cuja data prevista para entrar em vigor é julho deste ano.
Ao passo que o país avança com a digitalização, muitas organizações ainda relutam em se adequar, muitas vezes, por insegurança e aversão ao novo. Contudo, a obrigatoriedade de envio dos eventos de processo trabalhista do eSocial vem acelerando a adequação as empresas, contando com a tecnologia como facilitadora para que o setor empresarial entre em conformidade com o eSocial de forma automatizada e segura.
Grande parte dos setores de RH das companhias brasileiras já se adaptaram ao sistema quando se trata da transmissão de eventos como admissão e demissão, e agora chegou a vez dos departamentos jurídicos. Muitas das informações dos eventos S2500 e S2501 estão dentro do setor jurídico, por isso precisam se adaptar para não incorrerem em multas por falha ou falta de envio do eSocial.
O objetivo do Governo é que todas as informações dos processos trabalhistas detidas virtualmente pelas companhias sejam tratadas pelo eSocial como forma de unificar e agilizar a tratativa de dados e documentos dentro de uma única plataforma, além de aumentar a fiscalização em torno de fraudes. Antes do sistema, apenas cerca de 2% das empresas eram fiscalizadas e agora 100% delas serão, tudo de maneira virtual, integrado em uma base única.
Do lado das organizações, o eSocial chega para facilitar o fluxo das informações que devem ser repassadas ao Governo e órgãos de fiscalização, a fim de assegurar maior cumprimento às exigências governamentais.
Desta forma, contando com o suporte de plataformas e módulos de tecnologia, as empresas poderão não só preparar e enviar de forma ágil as informações relativas ao eSocial, como também organizar os dados e gerar os arquivos a serem transmitidos à plataforma do Governo.
Esse é um avanço de integração e de processos, que traz para o mercado três principais pilares como grandes diferenciais: automação, gestão e segurança. Além disso, ainda contribui com a redução da coleta e preenchimento de informações de forma manual, transitando informações sobre os colaboradores de maneira eficiente e confiável, otimizando toda a gestão desse processo.
Assim, a tecnologia aliada ao eSocial chega para atender as necessidades atuais do mercado, entregando segurança no armazenamento das informações e eficiência jurídica nos processos.
Magno Alves é Diretor da Unidade de Negócios Jurídicos do Grupo Benner.
Links Úteis
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7947 | 5.7965 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0976 | 6.1125 |
Atualizado em: 15/11/2024 12:56 |