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Mudança no recolhimento do ICMS encarece manutenção dos carros
No início deste ano, o governo exigiu que o fabricante de autopeças pagasse o ICMS de 40,01%, para toda a cadeia
Fonte: InfoMoney
Roberta de Matos Vilas Boas
Enquanto os preços de carros novos e usados registram queda de 6,6% e 5,5%, respectivamente, no acumulado de janeiro a julho deste ano, o custo de manutenção de um veículo apresenta alta de 2,18% no mesmo período. Mas qual o motivo do comportamento diferenciado?
Segundo o presidente do Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos), Francisco Della Torre, a alta dos preços ocorreu devido a uma mudança na forma de recolhimento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) na cadeia automobilística.
"No início deste ano, o governo exigiu que o fabricante de autopeças pagasse o ICMS de 40,01%, para toda a cadeia. Isso encareceu as peças em geral", afirma.
Maiores altas
Entre as peças que mais encareceram, estão a lona de freio, com alta de 9,07% de janeiro a julho, seguida pelo filtro de óleo, com alta de 8,2%, e pelos amortecedores, cujos preços aumentaram 7,74% no período, segundo a Agência AutoInforme.
"Até 2005, os preços das autopeças acompanhavam os preços dos carros, mas, depois disso, a situação se inverteu. A facilidade de compra do carro zero, com crédito fácil e juros em baixa, estimulou o consumidor a trocar o seminovo por um zero quilômetro antes de fazer a manutenção", considera Torre.
Por outro lado, algumas peças ficaram mais baratas para o consumidor, devido ao aumento da oferta no mercado. Entre os destaques, está a correia dentada, com queda de 10,1% no valor entre janeiro e julho deste ano, e o jogo de velas, com redução de 3%.
Segundo o presidente do Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos), Francisco Della Torre, a alta dos preços ocorreu devido a uma mudança na forma de recolhimento do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) na cadeia automobilística.
"No início deste ano, o governo exigiu que o fabricante de autopeças pagasse o ICMS de 40,01%, para toda a cadeia. Isso encareceu as peças em geral", afirma.
Maiores altas
Entre as peças que mais encareceram, estão a lona de freio, com alta de 9,07% de janeiro a julho, seguida pelo filtro de óleo, com alta de 8,2%, e pelos amortecedores, cujos preços aumentaram 7,74% no período, segundo a Agência AutoInforme.
"Até 2005, os preços das autopeças acompanhavam os preços dos carros, mas, depois disso, a situação se inverteu. A facilidade de compra do carro zero, com crédito fácil e juros em baixa, estimulou o consumidor a trocar o seminovo por um zero quilômetro antes de fazer a manutenção", considera Torre.
Por outro lado, algumas peças ficaram mais baratas para o consumidor, devido ao aumento da oferta no mercado. Entre os destaques, está a correia dentada, com queda de 10,1% no valor entre janeiro e julho deste ano, e o jogo de velas, com redução de 3%.
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