Notícias

10 verdades sobre a “confiança”

Supreender o cliente só uma vez não é suficiente, ele sempre vai querer mais.

Autor: Leandro BranquinhoFonte: Administradores.com

Como conquistar a confiança dos clientes? Como conquistar a confiança do chefe? Como conquistar a confiança dos colegas de trabalho? Se você se faz alguma destas perguntas, sabe da importância que é ser uma pessoa confiável. Após pesquisar bastante, fiz uma lista com 10 verdades sobre "confiança". Pode confiar!

1-Confiança é consistência – As pessoas confiam em quem entrega o que promete, sempre. Supreender o cliente só uma vez não é suficiente, ele sempre vai querer mais. É preciso ter consistência também nos relacionamentos. Ninguém gosta de trabalhar com colegas que são "de lua", que mudam de comportamento a toda hora.

2-Confiança é percepção – De nada adianta ter seriedade e ética se os clientes e os colegas de trabalho te enxergam de outra maneira. Não basta ser ético, tem que parecer ético.

3-Confiança se conquista com boa fama – Conhecer muitas pessoas é ótimo, melhor ainda é quando muitas pessoas conhecem você. A propaganda boca a boca é a mais poderosa que existe. Para que ela seja positiva, você tem que fazer a sua parte.

4-Ser de confiança é ter honestidade – Se o profissional não desfalca a empresa, não rouba e não fala mentiras ele já pode ser considerado honesto? Penso que não. Se alguém sabe que não tem competência e faz pose de quem tem, não está sendo honesto.

5-Quem confia tem esperança – Se as pessoas confiam em você, elas tem a firme esperança que você entregará o que prometeu. A cada falha cometida, a esperança vai se perdendo e a confiança se destruindo.

6-Ser de confiança não é só chegar no horário – Chegar no horário é o mínimo e só cumprimento do prazo não te faz ser confiável, te faz ser pontual. Agora a falta de pontualidade frequente, faz com que as pessoas percam a confiança.

7-Ser de confiança não é só guardar segredos – O profissional mais confiável não é o que melhor guarda segredos de coisas erradas, é aquele que orienta e ajuda o colega ou a empresa a encontrar as soluções e os melhores caminhos.

8-Empatia conquista mais confiança do que competência – Competência é importante, mas as pessoas são muito carentes de atenção. Os profissionais que são atenciosos e sabem se colocar no lugar das pessoas, conquistam uma legião de fãs, mesmo que não sejam os mais competentes.

9-As pessoas confiarão em você se você confiar em si mesmo primeiro – A falta de confiança em si próprio é reflexo do despreparo ou da baixa auto-estima. Para conseguir autoconfiança estude, aprenda, seja curioso, não tenha medo de perguntar e aprenda a gostar de si mesmo.

10-Confiança é frágil como vidro – Para conquistar a confiança é necessário muito trabalho e empenho, mas ao menor deslize ela é destruída e, assim como o vidro, dá até pra colar, mas nunca mais será a mesma.

Leandro Branquinho – vendedor, publicitário, radialista e instrutor de atendimento e vendas

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03% 1,54%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58% 0,68%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48% 0,61%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63% 0,30%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44% 0,56%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33% -0,89%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.7947 5.7965
Euro/Real Brasileiro 6.0976 6.1125
Atualizado em: 15/11/2024 12:56